Botox Preventivo

Uma breve reflexão sobre esse tema

4/14/20243 min read

A toxina botulinica, famosa por botox, é o procedimento estético mais realizado no Brasil e no mundo. Criou-se socialmente uma ideia de que rugas não são bem vindas e um movimento social que foi espalhando. Acho que aqui vale reforçar que como procedimentos estéticos foram se difundindo sendo realizados por cada vez mais profissionais que se autointitulam especialistas, o marketing realizado por eles nas mais diversas camadas sociais contribuiu para essa ideia se propagar, afinal de contas, se todo mundo está falando sobre o tema, parece que ele realmente é muito relevante. Mas a ideia desse texto nem é questionar se as rugas são de fato um problema, mas sim abordar o que seria essa ideia de Botox Preventivo.

Bom, lendo o paragrafo acima poderiamos considerar que todas pessoas que vissem a ruga poderiam, caso acreditassem nas propagandas, sentirem que precisam realizar o botox. Mas e se ele fosse um procedimento que pudesse ser vendido a mais pessoas? Talvez aqui seja importante ser realista e admitir que sendo um mercado em crescimento, existem empresas focadas em vendas que prestam consultorias que podem justamente dizer: precisamos fazer com que todos tenham que fazer, assim o numero potencial de clientes aumenta, e muito.

Aqui entramos na linha perigosa... temos um procedimento que inicialmente havia um beneficio claro, sumir a ruga causada pelo movimento - quando, claro, for inicial e ainda não tiver causado uma alteração na pele em si, e também ressaltando que o movimento do musculo não é o único responsavel, so que essa é uma discussão para outro texto. Porém, no momento que estamos oferecendo esse procedimento para a ruga que nem está ali, talvez estejamos cruzando uma linha perigosa de ser um mercado francamente abusivo. Mas tem alguma justificativa?

Ter... tem... a musculatura da face vai além apenas de formação de rugas, ela contribui para toda estruturação da face, tem forte influencia de habitos de mastigação e respiração e acaba impactando até no sono. Logo, ao bloquearmos esses musculos, teriamos também a possibilidade de alterar a estrutura facial a longo prazo. Mas será que essa alteração será positiva? O que iriamos definir como algo bom? Um rosto mais fino? E se esse rosto fino com pouca musculatura contribuir para fragilidade da pele? Não temos provas suficientes para comprovar isso, poderiamos tentar usar exemplos práticos de quem optou seguir por esse caminho.

Mas aqui temos outro problema, quem fez muitas vezes o procedimento de botox, possivelmente também ja fez vários outros procedimentos e tem um estilo de vida que pode impactar todas essas dúvidas. Até aqui vale ressaltar que do ponto de vista de alguém que oferece um procedimento, imaginar eventualmente um problema a longo prazo causado por um procedimento pode ser uma oportunidade para oferecer outro procedimento. Afinal de contas um rosto que afinou demais talvez queira fazer um bioestimulador de colageno ou algum outro procedimento similar. Ninguém quer falar desse inconveniente. Temos um conflito de interesse financeiro grande.

Nessa hora surgem os exemplos das celebridades que fazem os mais diversos procedimentos e estão muito bonitas para o que determinamos socialmente hoje. Mas como isolar em todos esses procedimentos o que foi positivo e negativo? E as cirurgias plásticas? A verdade é que temos muitas questões dificeis sem uma resposta clara. E não ter uma resposta clara é justamente admitir que não da para afirmar com certeza que é uma boa ou má ideia fazer esse procedimento precocemente.

Por fim, fica o desafio de tentar aceitar os perigos do interesse financeiro secundário e claro, criar um equilibrio com pacientes entre expectativas sobre os procedimentos. Experiência clínica, que acaba sendo opinião de especialista, é o melhor que temos para oferecer, cheio de perigos escondidos. Talvez a pessoa com a pele com tendencia a maior fragilidade a longo prazo e musculatura forte seja a melhor candidata a controlar essa musculatura. Poderiamos adicionar casos onde uma musculatura mais forte impacte negativamente em algum aspecto estético que queremos alterar.

Muitas dúvidas, poucas certezas.